Falando de educação, esta envolve muitos aspectos, mas minha proposta é você pensar em seus hábitos para depois poder educar o outro.
Como falei anteriormente, a alimentação fast food e os alimentos industrializados, tem deixado as crianças e adolescentes hiperativos dentre outras coisas, então, os próprios pais não agüentam tanta energia, daí vem o sentimento de culpa, as cobranças, etc...
arquivo pessoa
Mas a pergunta é vocês pais ou responsáveis oferecem o devido exemplo a seus filhos?
Vocês pais ou responsáveis comem ou consomem de forma saudável como exemplo para seus filhos?
Eu acredito que só é possível educar, através dos ensinamentos e por conseqüência de seus próprios exemplos.
Imagine você orientando o que seus filhos devem comer, considerando que em sua compra de mercado, você inclui as bolachas, salgadinhos, refrigerantes, industrializados de todos os gêneros, etc... Então, quem consegue resistir tantas coisas gostosas dentro de sua própria casa? Você mesmo se alimenta destes produtos e quase não come o que realmente é saudável, então, como pensa que vai educar seus filhos? Se não tem estimulo industrializados aos seus olhos, é mais fácil aceitar e se educar de forma saudável, tendo alimentos saudáveis a sua disposição, mas se tem estimulo fica difícil negar suas vontades para o que não é saudável, pois normalmente estes alimentos são muito atrativos aos olhos e viciantes. Faça a experiência, compre três barras de chocolate e deixe no armário e marca em quanto tempo você consome este chocolate? Agora faça o mercado sem comprar chocolate e veja quanto tempo você fica sem consumir um chocolate? As pesquisas mostram que se não tiver chocolate em casa, o consumo deste produto diminui consideravelmente, ou seja, se você tiver sempre o habito de ter coisas saudáveis em casa, irão ter o habito de comer saudavelmente, mas o contrario também, porém neste caso, ainda te incentiva a negar o que é saudável.
E este mesmo comportamento com relação aos alimentos, é levado para outros aspectos da vida. Hoje em dia, os filhos têm de tudo, com certo exagero, todos são motivados a consumir, desde os primeiros anos de vida, e quando começam a crescer, os pais reclamam que as crianças não têm limites, que não obedecem, que são difíceis de serem educadas, etc...
Mas quem são os responsáveis por este tipo de comportamento?
A sociedade adulta esta tão focada em consumir a todo momento, compra-se e consome-se sem critério, e depois empoe a seu filho que tenha limite? Assim realmente fica difícil educar em qualquer idade.
Sempre digo que antes de comprar algo, pergunte a você mesmo, três vezes, se realmente precisa comprar determinado produto agora? se realmente precisa deste produto? Se concluir ao final que realmente precisa comprar, tudo bem, mas na maioria das vezes, a conclusão é de que não precisa consumir este produto neste determinado momento. Mas se sempre concluir que precisa consumir, aí é bom rever seus hábitos e conceitos. Faça o teste.
Mostre seu exemplo a seus filhos, fale sobre a regra do consumo, “perguntar a si mesmo por três vezes antes de consumir algo”.
No caso de mesada, pode estar vinculada ao cumprimento de tarefas, como um trabalho, você trabalha, você merece, você recebe por este trabalho bem realizado. Aproveite também para ensinar, que no caso de mesada, que é importante fazer uma lista de prioridades, e reservar da sua mesada, o dinheiro para cada item, e que um dos itens, é justamente poupar parte deste dinheiro, não precisa gastar sempre tudo, é importante fazer uma poupança e reservar algum dinheiro para os imprevistos, ou seja, algo que desejar repentinamente por exemplo.
A mesma coisa é com os estudos, você reserva algum tempo por dia para fazer alguma leitura, ou estudar alguma coisa? Se você não tem este hábito, como vai dar o exemplo ao seu filho de que é importante ler, estudar, estar atualizado, etc... Assim como você deve acompanhar os estudos e lições de seus filhos, e não deixar apenas os professores responsáveis pelo aprendizado dos filhos.Lembre-se que o maior exemplo vem dos pais, vem de casa.
E não é só isso, para ter qualidade de vida e dar bom exemplo, além da alimentação, leitura, precisamos também de atividades físicas, de meditação, e de contato com a natureza, é importante termos estes hábitos e oferecermos estes mesmos hábitos a nossos filhos, além do próprio exemplo.
Seguindo, pelas diferentes fases da vida, baseadas nestes movimentos cada vez mais difíceis, sem exemplos de disciplina, chegamos à adolescência, onde surgem os jovens rebeldes, que não aceitam os limites, etc...
Nesta hora, tão preocupante, o que os pais podem fazer, pois os filhos são meninos e meninas grandes, num corpo de homem e mulher, buscando sua identidade.
O que vocês pais podem fazer para ajudar os jovens a se tornarem adultos maduros, o que inclui ajudá-los com relação a sua identidade sexual?
Jovens Rebeldes - Como lidar com a rebeldia dos filhos?
Os jovens ficam rebeldes para testar seus próprios limites e definir sua identidade.
Muitos pais estão preocupados ou se sente pessoalmente atacados, ignorados ou humilhados perante esta rebeldia. Então os responsáveis acabam respondendo ao nível pessoal ao invés de compreender este momento na vida dos jovens, tornando-se esta resposta inútil para a educação.
Como lidar com a rebeldia dos filhos?
- Definir regras claras e as conseqüências para o não cumprimento.
- Os responsáveis devem aprender a suportar as queixas dos filhos, perante o limite apresentado e manter-se firme, caso contrário, irá ter como resultado final, apenas a compaixão de seus filhos e perder toda a autoridade.
- Atividade física é importante, pois não só trabalha a questão das regras, como ajuda a equilibrar o excesso de energia, e define o respeito perante a autoridade, assim como o orientador torna-se uma referencia muito positiva na vida dos jovens, muitas vezes um ídolo. Estas referencias são fundamentais na vida dos jovens, modelos adultos para uma influencia positiva.
- Os pais devem ter momentos de iniciações com seus filhos, principalmente para os meninos, testando seus limites, a fim de uma válvula de escape, tanto para a energia física quanto mental, considerando tanta energia que se aflora nesta fase da vida dos jovens. Eles devem aprender a viver a sua agressividade de forma positiva, sem ser destrutivo e violento. Certifique-se que não esteja vivendo o mundo digital no PC para jogos e em redes sociais, mas oferecer-lhes muitas experiências físicas e desafios.
- Ser um modelo para seus filhos. Encontre constantemente desafios e testes de coragem em sua vida, surpreenda sua família, saia da zona de conforto, e será motivação para seus filhos. Viva a frente, o que você ensina a seus filhos.
- Mostrar interesse nas questões dos jovens. Falar sobre questões de valores e objetivos na vida.
- Estimular o potencial criativo dos jovens e suas iniciativas. Uma qualidade muito positiva do rebelde é a sua criatividade. É uma prática tradicional à procura de novas soluções. Incentivar e apoiar, perceber seu potencial para a crítica social de uma forma criativa na arte, literatura, música, dança, artesanato ou projeto.
- Caso os jovens excederem os limites aceitáveis, e os pais estejam com muita dificuldade de resolver a situação, os avós passam a ter um papel muito importante, geralmente ajudam muito, em uma crise são verdadeiros mediadores.
Portanto os pais, devem se certificar de que seus filhos podem construir um acesso bom e independente para seus avós, independentemente até de como foi o seu próprio contato com seus pais.
Se você está entrando em conflito com os jovens, então você deve olhar para o apoio na forma de uma pessoa mais velha, que pode assumir este papel. Trata-se de uma geração diferente, que é também uma nova abordagem.
Por que as crianças estão hiperativas e sem limite?
3