Buscando a auto-suficiência, nos provocou a necessidade de ir em busca de autoconhecimento, o que é fantástico, pois é mais um requisito para a felicidade.
arquivo pessoal
O autoconhecimento se dá através da introspecção, da meditação, nos possibilitando ter acesso ao nosso real potencial, e é aí que esta o segredo, quando nos damos conta de que somos seres completos por si só, que temos tudo o que necessitamos inclusive amor para nós mesmos, esta consciência é fascinante, libertadora, divina.
Esta consciência nos liberta das necessidades convencionais, culturais, sociais, onde nos ensinaram que a felicidade esta fora, no outro, ou em nossas conquistas externas.
Nossas frustrações são porque acreditamos que o que esta fora nos traz felicidade, então, ficamos sempre na ilusão do que nos falta, e aí se cria todo um repertório para o que nos falta, e ficamos nesta energia, alimentamos esta consciência com todos os argumentos possíveis, imagináveis, cheios de razões, que é quase impossível olhar os fatos com mais profundidade, é como um vicio de longa data, portanto é claro que para livrar-se deste vicio, tem que trabalhar muito, considerar as recaídas, etc...
Mas sendo seres completos, então de fato a falta é uma ilusão, na medida em que tomamos consciência de que realmente tudo esta dentro de nós mesmos, e isto é o que importa de verdade, que nada nos falta, também nos damos conta de que o outro e todo o resto irá somente agregar, acrescentar, que é importante, mas ao mesmo tempo, que é possível viver sem nada disso, caso nos falte algo, por exemplo um relacionamento.
É importante também entendermos a contradição, quando dizemos que o outro irá nos completar, quando se descobre que é um ser completo por si só. O outro é importante para agregar, e relacionar-se desta forma é valorizar o respeito mútuo, a liberdade, diminuindo a possessividade e o excesso de direitos, que só traz infelicidade e discórdia.
De fato o conflito maior são as conquistas afetivas, enquanto ficarmos procurando no outro, o que esta nos faltando, será sempre uma busca em vão, porque nos temos tudo o que buscamos, mas acreditamos que o outro é a solução, ou seja, vivemos uma ilusão equivocada.
Enfim, seremos muito mais felizes, principalmente no amor, quanto nos entendermos conosco mesmos e tomarmos consciência de que podemos nos nutrir com nosso próprio amor, e este amor será pleno e se multiplicara, facilmente poderá ser oferecido ao outro, facilmente nos relacionaremos com o outro.